Não são as oportunidades que lhe dão que constroem sua história, mas sim as suas ações para criar e aproveitar oportunidades

iStock

Ministrei um workshop de dois dias no último final de semana. Dentre os participantes, havia uma pessoa que me intrigava pela contundência de suas contribuições. Ora polêmicas, ora muito pertinentes. Em determinado momento em que falávamos de carreira, ele disse “todos temos a oportunidade de escrever nossa história na empresa…”. E, isso ficou passando pela minha cabeça em looping. Saí do curso pensando em várias coisas, dentre elas, o que significa escrever sua história? Como fazem as pessoas que conseguiram escrever sua história? Conheço várias que o fizeram. O que elas têm em comum?

A resposta que encontrei não foi surpreendente. Todas têm enorme prazer em seu trabalho e, por isso, dedicam-se a realiza-lo da melhor forma possível. Também, tem grande interesse em suas carreiras, o que os faz se ocuparem em construir uma boa reputação. Essas duas coisas, para mim fazem todo sentido e, por isso, quis compartilhar com você. A primeira delas, consiste em ter boas ações, atitudes que ajudem as pessoas em seu trabalho a encontrarem solução para problemas, ou a facilitarem a realização de processos complexos. A segunda, diz respeito a ajudar as pessoas a falarem bem de você. Sim, é importante que as pessoas pelas quais você passa em sua carreira, tenham coisas boas para falar a seu respeito. Isso, porque não é você quem fala de sua reputação ou do quanto você é bom no que faz. São as pessoas que comentam. Avalie, seu interesse em conhecer uma pessoa, em geral, vem do que você ouve falar sobre ela ou do que você a viu fazer. Dificilmente, virá de ouvi-la, pessoalmente, contando como é boa e fez o bem por onde passou. Pelo contrário, esse tipo de atitude tende e gerar desconforto, desconfiança e rejeição (quem gosta de ouvir alguém contando vantagens!?).

O que você tem feito para escrever sua história na empresa em que trabalha? Ou melhor, o que tem feito para escrever sua história ao longo de sua carreira?

Não são as oportunidades que lhe dão que constroem sua história, mas sim as suas ações para criar e aproveitar oportunidades. O mercado de trabalho atual anda bastante seletivo e busca pelos profissionais que estejam dispostos a fazerem a diferença. Tem se tornado cada vez mais difícil a recolocação de profissionais que, não tendo foco em carreira, fazem o estritamente necessário. Entenda, não ter foco em carreira não é crime. Mas, não se atualizar constantemente sobre sua área de atuação, parar de estudar, não buscar saber em que mais pode ser útil além da atividade para a qual é pago, pode representar sua morte profissional.

E, para que tudo isso não pareça um tremendo fardo, busque identificar se sua área atual é uma fonte de prazer e satisfação para você. Se a resposta for positiva, vá entender como pode ser melhor, mais preparado e útil naquilo que faz. Mas, se a resposta for negativa, busque saber o que agrada você de verdade. Qualquer momento da vida é momento de trocar de atividade e iniciar uma nova carreira. Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, tornou-se comum fazer transição de carreira aos 40 e até com mais de 50 anos. Não hesite.

Quem constrói uma carreira de realizações escreve uma boa história. Mas quem passa pela vida profissional sem se preocupar em fazer a diferença pode escrever uma história ruim ou, nem sequer ter sua história lembrada por quem fica. Pense nisso, e pegue já a caneta e o papel para começar a escrever a sua.

Sérgio David — Psicólogo e especialista em comportamento humano nas empresas. Desde 2001 atuando em desenvolvimento organizacional e de pessoas.

fonte:
http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/que-historia-voce-esta-escrevendo-em-sua-carreira/127918/

Open chat
1
Olá, como podemos lhe ajudar?