Semana Mundial do Meio Ambiente convida as pessoas a refletirem sobre seus hábitos de consumo e o impacto que estes causam no mundo.

Limpar a casa pode ser uma experiência sustentável e econômica

Semana Mundial do Meio Ambiente está em pauta e convida as pessoas a refletirem sobre seus hábitos e o impacto que estes causam no mundo. Que tipo de planeta você está construindo? Será que você contribui para a redução do lixo, da poluição do solopoluição da água e do ar? Você pratica o consumo consciente e opta por produtos biodegradáveis, por exemplo?

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), um dos maiores desafios ambientais da atualidade é a poluição plástica, que representa 8 milhões de toneladas nos oceanos todos os anos. As estatísticas apontam um cenário terrível: haverá mais plástico do que peixes até 2050.

Outro ponto importantíssimo é preservação da água, recurso fundamental para a saúde de todos os seres vivos e para a manutenção da vida no planeta. “Mais de 80% das águas residuais geradas por atividades do homem — incluindo o esgoto caseiro — são despejadas no meio ambiente sem ser tratadas ou reutilizadas”, ainda segundo a organização. Até 2050, a demanda pelo recurso poderá crescer até 30%.

Poluição plásticas nos oceanos é um dos maiores desafios ambientais da atualidade — Foto: Pixabay/Divulgação

Poluição plásticas nos oceanos é um dos maiores desafios ambientais da atualidade — Foto: Pixabay/Divulgação

Para preservar o planeta, no entanto, não são necessários grandes gestos. Você pode colaborar mudando o espaço onde vive, começando por dentro de casa. Os produtos de limpeza que você usa, por exemplo, podem ser grandes vilões do meio ambiente, pois possuem em sua composição derivados de petróleo e fosfatos.

Produtos à base de fosfatos são considerados os mais tóxicos para a natureza. Os componentes formam uma espuma branca que diminui o oxigênio na água. A água deixa de ser potável, ou seja, adequada para o consumo do ser humano. Quanto mais produtos você usa, mais produtos vão para o esgoto e podem acabar em rios e lagos, já que 27% da população não possui coleta e nem tratamento do esgoto (Atlas Esgotos).

Produtos vão para o esgoto e podem acabar em rios e lagos — Foto: Pixabay/Divulgação

Produtos vão para o esgoto e podem acabar em rios e lagos — Foto: Pixabay/Divulgação

O que podemos fazer?

Diante do cenário, cada um pode fazer a sua parte optando, por exemplo, por produtos que são amigos do planeta, os chamados produtos biodegradáveis, aqueles que se decompõem com maior facilidade na natureza, evitando a contaminação do meio ambiente e reduzindo o acúmulo de lixo.

É o caso do um UM®, um produto inovador no mercado da limpeza, capaz de substituir pelo menos 20 produtos de limpeza convencionais, apenas mudando sua diluição. UM® é Smartclean,ou seja, possui UltraMoléculas que agem somente na sujeira. Seu propósito é ser o único do lar e causar menos impacto no meio ambiente.

UM® é um produto Smartclean que pode substituir pelo menos 20 produtos convencionais — Foto: Divulgação

UM® é um produto Smartclean que pode substituir pelo menos 20 produtos convencionais — Foto: Divulgação

Ao substituir diversos produtos, UM® reduz até 90% do lixo doméstico gerado por esses materiais. São pelo menos 20 embalagens plásticas a menos, o que significa economia doméstica e economia de água! Para se ter uma ideia, para produzir um quilo de plástico são consumidos 182 litros de água. Quando você consome apenas um produto ao invés de 20, está impactando muito menos o ambiente!

Do processo de fabricação do UM® ao uso em sua casa, tudo é otimizado para economizar e evitar a poluição da água. Os frascos e caixas do UM® são fabricados com 85% de material reciclado. Limpeza sustentável de verdade!

fonte:
https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/especial-publicitario/um/troque-todos-por-um/noticia/limpar-a-casa-pode-ser-uma-experiencia-sustentavel-e-economica.ghtml

Open chat
1
Olá, como podemos lhe ajudar?