Nós já falamos aqui no Mega sobre a síndrome do pensamento acelerado, que faz com que algumas pessoas tenham a sensação de que simplesmente não conseguem organizar seus pensamentos ou se concentrar com facilidade. Logicamente, se a situação estiver prejudicando a sua vida, o ideal é buscar ajuda médica, mas, se essa dificuldade de organização de pensamentos não for algo tão rotineiro, talvez as dicas dadas pela revista Time possam ajudar a resolver o problema.

A publicação foi escrita com base no livro de David Allen, que reuniu uma série de conselhos para quem tem dificuldades de realizar tarefas e se identifica com o que ele chama de “mente macaco” – quando nossos pensamentos pulam de galho em galho, como os macacos fazem.

Além de escrever, Allen trabalha com consultoria profissional, e, ao longo dos anos, percebeu que muitos executivos superatarefados tinham uma característica de comportamento em comum: eles miravam em objetivos grandes e não apenas tinham dificuldades de alcançar essas metas como mal conseguiam realizar as tarefas mais simples. O motivo? Muitos pensamentos ao mesmo tempo e dificuldades de concentração.

Allen sabia que esses executivos estavam com dificuldades de redigir planos de ação, definir objetivos a longo prazo e estabelecer prioridades. “A maioria das pessoas nunca experimentou a sensação de não ter nada em suas mentes além do que quer que estejam fazendo no momento”, explica o autor.

Ele nos diz que esse excesso de pensamentos poderia ser algo tolerável se acontecesse apenas de vez em quando, mas atualmente, segundo ele, as pessoas estão ficando malucas com tanta informação e tantos afazeres, de modo que o resultado disso acaba sendo um cenário de profissionais cada vez mais ansiosos e distraídos.

Para resolver o problema ou pelo menos diminuir os impactos negativos dele, Allen recomenda que as pessoas passem a focar nos problemas que podem ser resolvidos imediatamente. Em vez das grandes metas a longo prazo, ele aconselha que esses executivos comecem a organizar suas próprias mesas de trabalho.

Ele cita como exemplo um memorando que vai ser utilizado apenas em uma reunião que está marcada para a semana que vem. Em vez de deixar o documento em cima da mesa, o ideal é guardá-lo em um local ou em uma pasta com a indicação da data na qual deve ser aberta. Dessa forma, o documento não vai ser uma distração desnecessária.

Essa técnica básica de organização é, na verdade, uma forma de remover nossas preocupações do nosso campo de visão. Uma vez que nossos objetos de preocupação estejam organizados, nós sabemos que vamos lidar com eles na hora certa e, dessa forma, deixamos de pensar neles sem necessidade.

Outra dica dada por Allen é a de estabelecer acordos consigo mesmo e mantê-los. Se você se propôs a realizar determinada tarefa, é melhor fazê-la logo, pois o contrário faz com que a sua autoconfiança vá pelo ralo. Isso é importante por causa do chamado Efeito Zeigarnik, que nada mais é do que a sua mente inquieta lembrando tudo aquilo que você queria ter feito, mas não fez. Por isso a importância de fazer menos listas de tarefas. Em vez de listar o que deve ser feito, vá fazendo cada coisa aos poucos, por prioridades.

Até pouco tempo, para a ciência, esses pensamentos nos importunando e nos lembrando de tudo o que não fizemos eram vistos como mecanismos cerebrais para nos ajudarem a realizar nossas tarefas. Hoje, no entanto, já se sabe que esses pensamentos não são tão positivos assim e, inclusive, atrapalham nossas capacidades cognitivas.

“A persistência de pensamentos distrativos não é uma indicação de que o inconsciente está trabalhando para finalizar a tarefa”, explica o autor, que afirma que, na verdade, essa é uma forma de nosso inconsciente nos pedir para que façamos planos de ações, determinando tempo, lugar e oportunidades. Assim que você deixar tudo planejado, é bem possível que esses pensamentos deixem você em paz.

A dica é, então, ser mais organizado na prática para que sua mente consiga organizar, sozinha, seus pensamentos. No fundo, não parece uma solução difícil, você concorda?

fonte:
https://www.megacurioso.com.br/comportamento/75518-com-estas-dicas-voce-vai-conseguir-organizar-melhor-seus-pensamentos.htm

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